Entrevista Maria Cevada

Amanda Henriques e Anderson Senne, editores do Maria Cevada

Olá, leitores do Blog Hombres!

Voltamos com mais uma entrevista para os amantes da cerveja de qualidade. No bate-papo anterior, falamos com o Chef Daniel Magri, do site HarmonizaBeer, sobre harmonização de cerveja com pratos.

Quer aprender mais sobre cervejas de qualidade? Veja os livros que separamos para vocês. Aproveitem que os preços estão muito bons! Basta clicar nas imagens para acessar o site da Amazon.



Na entrevista de hoje, conversaremos com o pessoal do site Maria Cevada, primeiro site sobre cerveja artesanal do Rio de Janeiro. Saiba mais sobre o que é um Beer Sommelier, dicas para quem está começando e muito mais.

Espero que gostem. Deixem seus comentários!

O que é o Maria Cevada?

Maria Cevada – Maria Cevada é o principal blog sobre cerveja artesanal do Rio de Janeiro. É comandado por mim, Amanda Henriques (sommelière de cervejas) e pelo Anderson Senne (cervejeiro caseiro). Nós fazemos degustações, divulgamos eventos, dicas, roteiros cervejeiros em nosso site (mariacevada.com.br) e nas nossas redes sociais, incluindo nosso canal no Youtube.

Quando e como surgiu a ideia de criar o Maria Cevada? 

Maria Cevada -  A paixão nasceu por volta de 2009/2010 quando comecei a provar os primeiros rótulos artesanais. Foi um caminho divertido, cheio de curiosidade, mas que ao mesmo tempo me deixava cheia de dúvidas e perguntas. Nessa época não existiam muitos sites de referência sobre o assunto e a cerveja artesanal ainda não era o foco das atenções. Essa exploração de rótulos diferentes continuou até 2012, momento em que decidi começar a estudar o assunto por conta própria. E quanto mais aprendia, mais me interessava por esse universo. Foi então que em 2013 surgiu a ideia da Maria Cevada, o blog sobre cerveja artesanal que acompanhava e compartilhava meus passos de aprendizado nesse universo. Hoje sou sommelière formada pelo Instituto da Cerveja.

Amanda Henriques, editora do Maria Cevada
Amanda Henriques, editora do Maria Cevada

O nome Maria Cevada faz uma brincadeira com o universo feminino e masculino. Qual o principal público do site?

Maria Cevada - Todo mundo! Embora o nome seja feminino e o layout delicado, o público é 70% masculino. É muito interessante. Foi muito legal se apropriar de um termo pejorativo para uma criar uma coisa boa, até hoje o pessoal elogia muito o nome. Bem, todos nós gostamos de cerveja boa, todos somos "Maria Cevada".

Fale um pouco sobre os editores e idealizadores do Maria Cevada.

Maria Cevada -  No mundo da cerveja, sou sommelière formada pelo Instituto da Cerveja e responsável pelo núcleo da Pink Boots aqui no Rio – uma organização mundial de profissionais do mercado cervejeiro que oferece oportunidades educacionais para mulheres do ramo. O Anderson Senne é cervejeiro caseiro, cria do curso do Leonardo Botto.

Eu sou jornalista com MBA em Marketing e especialização em Marketing Digital. Trabalho há sete anos com Conteúdo e Marketing Digital na Globosat. Já passei pela área de Novas Mídias e fiz parte do projeto que se tornaria o Globosat Play, depois toquei os sites e o desenvolvimento de aplicativos e games para o canal infantil Gloob. Hoje sou responsável pela área digital dos canais adultos da empresa, em especial o Sexy Hot. O Anderson Senne é publicitário com MBA em Gestão do Entretenimento. Ele cuida de programação de TV e já passou pelo Universal Channel e Gloob. Hoje cuida da programação e estratégia do Canal Viva.

Quer saber sobre harmonização de cervejas? Leia nossa entrevista com o Chef Brewer Daniel Magri.

Quais os principais conteúdos do site e em quais canais os amantes das cervejas podem encontrá-los?

Maria Cevada – Basta acessar o site mariacevada.com.br. Lá vocês vão encontrar dicas, eventos, novidades... Nossa proposta é falar com quem está começando sem ser “cervochato”.
No instagram (@mariacevada) divulgamos eventos e nos aprofundamos na degustação de vários rótulos.

No Youtube (youtube.com/MariaCevadaBR) fazemos coberturas de grandes eventos, visitamos cervejarias, degustamos e avaliamos rótulos e começaremos a explorar também turismo cervejeiro cruzando o conteúdo do nosso Snapchat (username: maria-cevada).
Também estamos no Viber, Untappd, Twitter, Facebook... Ufa! Haha

O que é um Beer Sommelier e quais os caminhos para se tornar um profissional nessa área?

Maria Cevada – Além de ter profundo conhecimento técnico dos estilos de cerveja, o sommelier também precisa entender dos processos de produção da cerveja, as diretrizes de um bom serviço de bar e ter uma apurada percepção sensorial. Avaliar cervejas é algo sério e impacta no trabalho de muitas pessoas. Por isso, a nossa responsabilidade vai muito além do “gostei, não gostei”.

O sommelier precisa estar preparado para entender as necessidades de seus clientes no bar, saber dar boas recomendações, sugerir harmonizações, mas também ajudar no trabalho dos cervejeiros, seja ajudando a aprimorar as receitas na fábrica ou em consultorias para as cervejarias. Curadoria de eventos e julgamentos em concursos são outras funções que estão abraçando a profissão. Enfim, é bem completo e engloba diferentes habilidades. O Brasil já possui cursos de referência na área em vários estados para quem quiser se aprofundar e entrar nesse mercado.

Como avaliam as cervejas artesanais brasileiras? Já atingiram o nível de qualidade das estrangeiras?

Maria Cevada – Sim! Temos exemplares maravilhosos premiados e reconhecidos inclusive no exterior. Esqueçam aquela história de que “cerveja boa é cerveja importada”, não existe mais isso, por favor! O Brasil está fazendo bonito!

Quais as dicas do casal para quem quer começar no mundo da degustação das cervejas de qualidade?

Maria Cevada – Não tenha medo de perguntar e nem preconceitos para degustar! Eu entendo que às vezes pode assustar chegar num bar e ver um quadro com 30 rótulos diferentes de cervejas, mas vá em frente. Deguste, tente anotar suas percepções. É bom conhecer de tudo um pouco e dar margem para erros também. Leia! Cada estilo e cada cerveja tem uma história fascinante que a envolve, cerveja é cultura!  Eu reuni em uma matéria da Maria Cevada as maiores dificuldades para quem está começando a tomar cervejas artesanais (clique aqui para acessar a matéria).

Quais são os próximos passos do casal?

Maria Cevada – Profissionalizamos o site e já estamos ativando parcerias. Também oferecemos consultoria em redes sociais para cervejarias artesanais. Para o ano que vem, vamos inverter nossos cursos! Acho que em breve vou ser uma cervejeira caseira e o Anderson um sommelier. Isso vai ser uma experiência fantástica!

Quer seguir a Maria Cevada de tudo quanto é jeito? Aí vai os perfis desse site que é especialista em cervejas artesanais:

Site: www.mariacevada.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/mariacevada.com.br
Instagram: http://instagram.com/mariacevada
Youtube: https://youtube.com/MariaCevadaBR
Twitter: https://twitter.com/mariacevada
Untappd:  http://untappd.com/user/mariacevada
Viber: http://viber.com/mariacevada
Snapchat: maria-cevada

É isso aí! Agradecemos muito a participação do pessoal da Maria Cevada, o maior site sobre cervejas do Rio de Janeiro.

Está gostando do nosso conteúdo? Clique aqui e leia o que já publicamos sobre cerveja




Conteúdo Hombres. Tecnologia do Blogger.