Vinho X Cerveja


Cerveja


Quais as bebidas preferidas dos brasileiro? Bom, até pouco tempo atrás poderíamos dizer que a cerveja e o café eram as queridinhas no Brasil.

Porém, algumas outras tiveram um bom arranque e hoje estão também entre as mais pedidas pelos tupiniquins.

O vinho e o chá tiveram um grande crescimento, principalmente, com a 'gourmetização' que atraiu um grande público.





Este fato também é observado no mercado das cervejas e do café, em que cada vez mais, mais pessoas têm estudado sobre como obter os melhores resultados, seja na fabricação ou na degustação.

Um estudo da BBC foi atrás para saber qual seria melhor para a saúde: tomar vinho ou cerveja.

A conclusão não foi enfática, mas trouxe alguns dados interessantes. No final deste post, também trazemos um infográfico, comparando o vinho com a cerveja. Boa degustação!

Qual embriaga mais rapidamente?
Um garrafa de cerveja de 665 ml e uma taça média de vinho com 175 ml possuem praticamente o mesmo teor alcoólico.

Bom, para determinar qual embriaga mais rapidamente, a cerveja ou o vinho, o estudo comparou qual das duas bebidas permite que o álcool passe para a corrente sanguínea de forma mais rápida.

Os estudos mostraram que o vinho chega a um pico de saturação no sangue 54 minutos depois de ingerido e a cerveja leva 62 minutos no mesmo processo.

Ou seja, beber vinho pode te deixar embriagado mais rapidamente.

Vinho e pizza


Qual engorda mais?
Fato é que qualquer bebida alcoólica é calórica. Soma-se a esse fato a questão dos açúcares envolvidos na produção do cerveja e do vinho. A ideia é que se você está querendo emagrecer, não é recomendável beber nenhuma destas bebidas.

Porém, qual é mais calórica?

665 ml de cerveja tem 50% mais conteúdo energético do que uma taça pequena de vinho. A boa notícia é que se você bebe moderadamente, seja vinho ou cerveja, as diferenças tendem a ser bem pequenas. Uma recente revisão de dezenas de estudos, realizada por especialistas do Instituto de Pesquisa de Ontário, no Canadá, concluiu que nem os apreciadores do vinho nem os da cerveja tendem a engordar a curto prazo.

Portanto, vale a velha máxima: aprecie com moderação!

Qual dá a pior ressaca?
Tenho em mente que bebida de boa qualidade, desde que não haja exagero, não causa ressaca.

A ressaca é algo ainda meio misterioso para os cientistas, que ainda não compreendem totalmente a sua causa.

A questão da desidratação parece ser um fator importante, já que o álcool faz com que eliminemos mais líquidos do que ingerimos.

Acredita-se também que o problema pode ser em decorrência dos subprodutos da fermentação.

Chamadas de congêneres, essas moléculas orgânicas dão a cada uma das bebidas seu sabor e aroma únicos, mas também podem ser tóxicos para o organismo, resultando na sensação de cabeça latejando e nos enjoos que normalmente sucedem uma noite de excessos.

Não quero ser chato, mas.... beba com moderação!

Qual é melhor para a saúde?
Para os amantes da cerveja, os estudos podem ser um pouco decepcionantes. O vinho é mais saudável em decorrência da presença dos benefícios provenientes dos chamados polifenóis (encontrados principalmente no vinho tinto), que aliviam inflamações e combatem os radicais livres.

Um estudo da Universidade de Barcelona, na Espanha, indica que a cerveja também contém uma dose razoável de polifenóis e parece oferecer certos benefícios, comparáveis aos do vinho branco, porém, muito menos do que o vinho tinto, que possui uma quantidade maior de polifenóis.

Inspirado em BBC.

Conteúdo Hombres. Tecnologia do Blogger.