Força X Precisão


O que é melhor: força ou precisão?

Em um primeiro momento, poderíamos responder que seria a força ou, até mesmo, o clássico “depende”.

Este último costuma ser muito utilizado para ganharmos um tempo precioso para pensarmos com mais cuidado na resposta para qualquer pergunta que nos tenha sido feita.

Pelo olhar do esporte, a precisão costuma ser mais valorizada. Um golpe bem dado, bem encaixado, costuma fazer um belo estrago no oponente. Se unido à força, as consequências podem ser bem piores ao adversário.

Na física,
força designa um agente capaz de modificar o estado de repouso ou de movimento de um determinado corpo. Existem vários tipos de força: força elétrica, força magnética, força gravitacional, força de atrito, força peso, força normal e outras. (Brasil Escola).
Já o termo precisão, segundo o dicionário Michaellis, significa Qualidade daquilo que é exato ou acurado; exatidão.

Veja que o termo precisão é sinônimo de exatidão. Porém, em engenharia e em outras áreas, essas palavras possuem significados diferentes.

Consultamos a Wikipedia, que tem uma boa explicação para as diferenças. 

Precisão é o grau de variação de resultados de uma medição. A precisão tem como base o desvio-padrão de uma série de repetições da mesma análise.

Exatidão é a correspondência à real medida do objeto. Portanto um instrumento pode ser preciso mas não ser exato, já a afirmação inversa "exato mas não preciso" se torna temerária, pois o sistema não se mostra confiável.

Mas a melhor definição de precisão foi feita por uma senhorinha e de forma empírica. 

Dúvida?

Então dá uma olhada no vídeo abaixo:



Força X Precisão Força X Precisão Reviewed by Blog Hombres on agosto 17, 2018 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.